Playground infantil ajuda na educação

Playground infantil ajuda na educação

Criar um espaço de brincadeiras para as crianças pequenas em condomínios, parques, creches e escolas é uma decisão que beneficia toda a sociedade. As crianças deve ser vistas e tratadas como cidadãos e merecem respeito e um tratamento preferencial que supra as suas necessidades.

Por ser um ser humano ainda em desenvolvimento, a criança precisa de um apoio de toda a sociedade para que cresça com educação, saúde e segurança. Proporcionar um espaço para que as crianças brinquem demonstra a preocupação com o presente, mas principalmente com o futuro. 

Um playground na escola atrai a confiança dos pais e o interesse dos filhos. Foi-se o tempo quando as escolas eram ambientes engessados, no qual a criança passava a maior parte do tempo sentada, sem poder brincar.

Escolas com espaços voltados à brincadeiras e diversão elevam o nível de concentração e disposição das crianças. Ambientes assim são muito necessários para o desenvolvimento social e psicológico dos pequenos.

As contribuições para o desenvolvimento das crianças proporcionadas por um ambiente onde elas possam brincar são incontáveis. Brincar faz parte do aprendizado, da socialização, da educação e da formação cultural, pessoal e intelectual da criança.

As crianças modernas, desde muito cedo, são distraídas com telas de tablets, celulares ou notebooks. Os próprios pais acabam oferecendo esse tipo de entretenimento para conseguir algumas horas de silêncio e evitar birras. No entanto, o uso prolongado desses aparelhos aumenta o risco de doenças como obesidade, diabetes e hipertensão, além de atrapalhar o sono e causar problemas na visão. Não é necessário excluir esses aparelhos da vida da criança, mas sim impor regras quanto ao uso: a utilização de aparelhos eletrônicos não pode ser superior a duas horas por dia para crianças pequenas.

Cabe aos pais encorajar as crianças a brincarem ao ar livre e interagirem com outras crianças. A preocupação com a segurança, porém, é um problema genuíno. Muitos pais não se sentem seguros ao levar os filhos para praças e parquinhos. Outro obstáculo é a falta de tempo, já que a maioria dos pais costuma trabalhar fora.

Surge daí a necessidade da instalação de brinquedotecas seguras nas escolas infantis. Muitas crianças passam o dia todo em escolas e creches, sentadas na maior parte do tempo. A falta de movimentação e de atividades físicas estimula o sedentarismo.

Uma brinquedoteca instalada na escola ou creche, aliada ao projeto pedagógico cotidiano desse ambiente escolar, incentiva os profissionais a desenvolverem atividades lúdicas com jogos e brincadeiras, utilizados para a construção de conhecimento e criatividade das crianças que frequentam esse ambiente. 

As crianças aprendem de forma prazerosa a cooperar, repartir, respeitar os colegas, seguir regras e conviver em sociedade. A brincadeira traz à tona o que há de mais puro e infantil nos pequenos: a habilidade de criar, imaginar e sonhar.

Segurança é fundamental na brinquedoteca, não apenas a diversão. A Mix Gigante trabalha com brinquedos que oferecem segurança nos espaços kids. Precisa de um playground seguro e com fácil manutenção para o seu espaço infantil?

**NOSSOS CONTATOS**
www.mixgigante.com.br
contato@mixgigante.com.br

whatsapp (19)9 9696-0309 (19) 3016-6374 / (19) 3017-5910
Instagram: @mixgigante
Facebook: Mix Gigante Brinquedos

Gostou deste post? Deixe seu comentário